Páginas

sábado, 3 de abril de 2010

O MITO DA CAVERNA DE PLATÃO E A IGREJA CRISTÃ - Pastor Valdir

Você já leu sobre O mito da caverna, também chamada de Alegoria da caverna,foi escrita pelo filósofo Platão, e encontra-se na obra intitulada A República (livro VII).
Leia e analise este mito com a realidade da igreja evangélica brasileira.
Várias são as interpretações possíveis desse mito de Platão , mas quero comentar sobre os indivíduos que vive como se estivessem acorrentados.
Os indivíduos que vivem como se estivessem acorrentados são aqueles que vivem presos ao mundo dos sentidos, isto é, tomam por verdade somente aquilo que seus sentidos apreendem diretamente.Por esse motivo estão também presos á Doxa (δόξα) é uma palavra grega que significa crença comum ou opinião popular e de onde se originaram as palavras modernas ortodoxo e heterodoxo ao palpite.No entanto ,existem aqueles que procuram a Episteme(O verdadeiro conhecimento, diferente da opinião) ou seja, a verdade para além daquilo que é primariamente apreendido pelos sentidos .
Muitos programas de televisão certamente poderiam ser considerados como representação dessa caverna. A vida de muitos brasileiros, que circulam em condomínios de luxo e em shopping centers, também aprisionada pelas “cavernas” de seu ponto de vista, impedindo-os de ver a realidade como ela é à sua volta.Consumismo e individualismo de um lado, pobreza e ignorância de outro, são algumas das possíveis cavernas modernas, que nos mantêm presos à doxa , vivendo apenas no senso comum.
Várias são as igrejas evangélicas aprisionadas pela religiosidade, lideranças acorrentadas pelo sistema políticos, grupos organizados , ecumenismo , convenções sem finalidade alguma de alcançar uma igreja com raiz significativa no Brasil .Um verdadeiro avivamento começa dentro da própria igreja e não de ondas espirituais ( americanas e européias) etc.
ENQUANTO ISSO VAMOS RECEBENDO UMA AVALANCHE DE SEITAS E HERESIAS NO BRASIL .
Pastor Valdir

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...