Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

IGREJA ABUSADORA

IGREJAS ABUSADORAS
Recentemente li um artigo em Espanhol que me pareceu bastante familiar ao contexto brasileiro, o texto era assinado por Patrick Zukeran mestre em teologia pelo Dallas Theological Seminary e o tema abordado por Patrick era: “Igrejas abusadoras”. Na concepção de Patrick as “igrejas abusadoras” não se encaixam literalmente no perfil das seitas tradicionais, entretanto, devem ser consideradas como seitas também. Seitas que ele descreve eufemicamente como: “seitas baseadas na bíblia”. Embora pareçam ortodoxas em suas doutrinas sua metodologia e filosofia ministerial é similar às usadas pelas seitas. Embora o assunto de Patrick fosse desenvolvido tendo como pano de fundo o livro Churches That Abuse (Igrejas que abusam), do Dr.Ronald Enroth, o qual analisou cuidadosamente várias igrejas nos Estados Unidos e traçou as características das assim chamadas “igrejas abusadoras”. O contexto evangélico americano não é tão diferente do nosso aqui no Brasil de modo que tal estudo pode ser aplicado à realidade evangélica brasileira também. São oito as características que distinguem as igrejas “abusadoras” das igrejas literalmente evangélicas, as quais são:
Primeira característica: As igrejas abusadoras têm um estilo de liderança orientado para o controle.
Segunda característica: Os líderes desse tipo de igreja usam manipulação para lograr a submissão total de seus membros.
Terceira característica: Essas igrejas possuem um estilo de vida rígido e legalista que envolve numerosos requisitos e detalhes minuciosos da vida diária.
Quarta característica: Essas igrejas tendem a mudar de nome simplesmente se são expostas no meio em que estão.
Quinta característica: A desaprovação de outras igrejas é freqüente, porque se consideram superiores a todas as demais.
Sexta característica: Estas igrejas têm um complexo de perseguição e consideram que são perseguidas pelo mundo e por outras igrejas cristãs.
Sétima característica: Essas igrejas têm como objetivo evangelístico os jovens entre 18 e 25 anos.
Oitava característica: A última característica de uma igreja abusadora é a grande dificuldade que tem os seus membros de saírem de seu meio, sem que esse processo seja marcado de muita dor psicológica e emocional.
O estudo concluiu ainda que pessoas envolvidas com as chamadas igrejas “abusadoras” tendem a desenvolver uma visão distorcida da realidade, desconfiam de todos e sofrem de depressão e temor.
Que este pequeno texto sirva como uma advertência capaz de livrar os incautos das garras desse tipo de gente, de gente doente que não conheceu a cura, entretanto pretendem oferecê-la a outros doentes.
Professor Adriano: http://exposicaoteologica.blogspot.com/

3 comentários:

Construtores de Cidadania disse...

O articulista trouxe a tona um texto interessante onde a titularidade das denominações ( Seitas/religião) conferem no mínimo aquilo que todos praticamos. Ou seja, em algum momento somos parte da verdadeira religião da qual na verdade não é Jesus. Em algum momento nossos líderes ou pessoalmente (eu,tu,ele...) enquantos líderes somos transgressores do Evangelho e passamos a impor ou obedecer regras e normas de conduta. Jesus(fisicamente) beijava quem o traía, abraçava e consolova quem o negava, e transpirava amor. Nós ao contrário, estudamos e debatemos quem pratica menos arrogância em seu nome. No final das contas resumimos tudo com o famoso somos apenas homens e não deuses,"ainda" que feitos a sua semelhança.

Isaias Medeiros disse...

Olá

Uma postagem muito interessante, assim como o restante do blog. Parabéns pelo seu trabalho, já estou sendo seu seguidor.

Se também desejar me visitar, conhecer minhas idéias, trocar links ou seguir meu blog, visite:

Um pouco além do óbvio.

Abraço.

N'Ele, a autoridade máxima em matéria de salvação.

martins111 disse...

Primeiramente ao adentrar nesta página reconheço seu valor e a importância de seu autor para a nobre causa do Senhor Jesus Cristo.
Dito isso, quero convidar você que está lendo estas minhas palavras, a prestar um pouco mais de atenção as revelações do Espírito Santo Verdadeiro em nossos dias.
Por se tratar de um assunto de interesse universal, pediria sua amável atenção, em uma breve, mais com certeza, produtiva visita ao nosso blog, onde estão depositadas Revelações do Senhor Jesus Cristo, para as quais peço encarecidamente que nos ajude a divulgar. Pois estamos vivenciando um memento muito sensível da palavra profética. Desde já suplico as bênçãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo Verdadeiro sobre todo aquele que atender esse nosso chamado em nome do Senhor Jesus Cristo. Clique em martins111 - João Joaquim Martins. OU http://joaorevela.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...