Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Deus está no controle do universo ?



O ano apenas começou e já enfrentamos muito sofrimento e mortes causados pelas chuvas, mas a dor não tem atingido apenas nosso país. Um onda de frio provocou caos na Europa, Estados Unidos e China. O governo da Austrália decretou estado de desastre natural. No Haiti, pessoas que perderam suas casas, parentes e amigos em menos de um minuto agora vagam pelas ruas que se transformaram num gigantesco campo de refugiados, onde milhares de flagelados gritam ao mundo pedindo água, comida e medicamentos.
Diante dessas tragédias imagino que você possa ter algumas perguntas:
Onde está Deus? Por que Deus permitiu? Deus poderia ter evitado? Será que Deus não viu o que iria acontecer?
Uma das coisas mais difíceis para nós, pessoas que conhecem Jesus, é conciliar tragédia com graça e providência de Deus. Estas perguntas vêm ao nosso coração nestes momentos e não são fáceis de responder, nem possuem realmente uma resposta personalizada, mas podemos lidar com elas dentro de algumas das verdades ensinadas pela Palavra de Deus:
“No mundo tereis aflições, mas não se desanimem, eu venci o mundo” – João 16:33 - Por causa de Jesus as tragédias não determinam o fim de nossas vidas. Elas podem até determinar o fim dos nossos corpos, mas não fim das nossas vidas! Porque Jesus está vivo, Ele nos socorre e não nos deixa vencidos pela dor para sempre.
“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manha” – Nenhuma tragédia nos dominará permanentemente, Deus sempre nos trará uma saída, conforto e esperança. Salmo 30:5b
Deus é soberano para mudar o curso da história e de acontecimentos – Ele reina absoluto sobre todas as coisas e tem poder absoluto sobre tudo – Apocalipse 4:11 e Tiago 5:16-18
Deus faz escolhas segundo seu propósito - Romanos 9.13-24
(Deus poderia ter impedido, mas em sua soberania não o fez, segundo o seu propósito)
Deus responde as orações segundo seu propósito - Efésios 3.20
Deus conforta e cura a dor de seus filhos - Salmo 147.3
Deus nos sustenta em toda tribulação - II Coríntios 1.4
Deus em sua atuação soberana deixa-nos entender algumas coisas e outras não - Deut. 29.29
Nestes momentos, nossa âncora tem que estar firmada em alguém superior a nós, que tenha todo o poder sobre todas estas coisas, que seja nosso abrigo. Mais do que isto, alguém que além de ter o controle sobre tudo, tenha o amor para nos ouvir e andar conosco no meio da tribulação. Este alguém só pode ser Deus!
Podemos não entender algumas coisas que Deus faz ou deixa acontecer, mas podemos crer que se estas coisas nos afetam, Deus estará conosco no meio delas (Salmo 23.4). E embora pareça difícil de aceitar, Deus compreende os seus sentimentos e entende as suas indagações. É natural se sentir:
Desesperado: “Aquilo que eu temia foi o que aconteceu, e o que mais me dava medo me atingiu. Não tenho paz nem descanso, nem sossego; só tenho agitação” – Jó 2:25-26
Irado: “Não posso ficar calado. Estou aflito, tenho de falar, preciso me queixar, pois o meu coração está cheio de amargura” –Jó 7:11 Aflito: “Mês após mês só tenho tido desilusões, e as minhas noites têm sido cheias de aflição. Essas noites são compridas; eu me canso de me virar na cama até de madrugada e fico perguntando: Será que já é hora de levantar?” – Jó 7:3-4
A Bíblia não encobre a questão do sofrimento, ela nos apresenta pessoas verdadeiras e sofrimentos verdadeiros, mas não é só isso, também nos mostra um Deus que conhece, compreende e se importa. E as circunstâncias não podem mudar o caráter de Deus!
Nosso grande teste é CONTINUAR CONFIANDO EM DEUS quando a vida parece inexplicável e as coisas não fazem sentido. Crer que Deus não nos abandonou no meio da doença, morte, falência, terremoto, seca ou enchente, requer de cada um de nós dizer: “Eu creio, mas me ajude em minha falta de fé”. – Marcos 9:24
Ser sincero com Deus nos aproxima Dele, e no meio da dor seremos confortados.
Andar por fé é parte do nosso chamado, mesmo quando crer não fez sentido.
*Não deixe de orar pelas pessoas que perderam parentes e amigos, e se estiver próximo, peça à Deus o privilégio – e não perca as oportunidades - de ser um instrumento da Sua graça nestas vidas!

Professor - Ary Velloso

2 comentários:

Antonio Ricardo Penha disse...

O Mundo, planeta, terra é uma construção perfeita. Nós os habitantes desta nave mãe também somos uma criação perfeita. Se Deus não estivesse no controle já teríamos nos destruidos a muito tempo com a nossa insistência. O Planeta é auto-sustentavel e mimado.Tudo ocorre ao seu tempo. As catastrofes são fatos que acontecem porque não conhecemos o planeta como deviamos.No caso do Haiti junta-se o terremoto com construções inadequadas. O país sempre foi palco desses fenõmenos e portanto impróprio a qualquer tipo de construção mais sólida que uma cabana de sapê. Na Italia pessoas moram embaixo de vulcões sem ter a certeza de quando irá explodir em fogo.Crescemos em quantidade e queremos espaço. Deus não tem nada a ver com isso. Não se diverte com a loucura humana. A pergunta que se faz é: Quanto mais de espaço precisamos para causarmos outras tragédias?

Adilian Simão Scartezini disse...

As escolas nos contam uma ciência fraca, lógica e cheia de razão. A terra, o mundo age através de nossas emoções.... em veracidade faz parte do Universo que é Deus... Ele está em todos os lugares e sempre diz sim a nossa fé, aos nossos pensamentos infinitos e ilimitados. Criamos a realidade todo o tempo, através da intercessão da vontade de Deus... por que acontece tantas tragédias? A resposta é simples... se Deus nos deu o livre arbítrio e somos semelhantes e intercedemos pelo Seu Poder, porque criar possibilidades de tragédia, por que pensar em catástrofes aos invés de pensarmos de Deus através de toda sua existência atual e perseverante fazendo o bem, enchendo de bençãos a terra, e em pensamentos assim dominar através de seu Amor todo o Universo aqui e agora... para editar as realidades e tomarmos posse do Paraíso! Nosso Reino Eterno desde já...? Vemos crianças tendo vontade de matar seus inimigos nos jogos de video-games, vemos filmes de terror, vemos a justiça feita a sangue frio quando em época de Cristo vivo, o Poder do perdão é que deveria reinar... Vemos igrejas que atuam somente dentro de um estabelecimento e separam igreja do trabalho, família, do dia-a-dia e de sua sabedoria em ação limitada somente ao rito, ao estabelecimento,a igreja ... mas o culto, a prece e a existência está em todo lugar em todo momento. O Amor Divino está em todo lugar, basta aceitar e podemos dizer então... que a compreensão de sua vontade é a nossa vontade pois Deus age em tudo através de nós. Todos podem me achar insano, mas enquanto formamos pensamentos que se tornam reais, é de total responsabilidade humana todos os acontecimentos sejam eles bons ou ruins. Posso estar pecando, mas, é incrível como a violência, as guerras, as lutas e vitórias... A própria Bíblia cultuada relata muita coisa insana e errônea aos olhos de Deus ... mas por algum motivo as pessoas acham-se vitoriosas a alcançar objetivos destruindo o Reino que reside em cada casa deste mundo, lutar por terras, riquezas,poderes, e é muito comum exclusão e inclusão... porém só é incluso e praticável quem possui poder terreno do dinheiro. Agora responda você: O que quero criar?? Qual minha missão hoje?? Porque tanta escravidão e entretenimento para continuar escravizando...??? Por que os políticos não são presos como aquele que rouba uma galinha pra matar a fome de sua família, esquecida excluída no qual tanto contribui para evolução do nosso País... o País que em senado ao invés de ajudar quem realmente precisa ficam jogando um jogo de partidos "políticos". Agora se está pensando um pouco reflita: O mundo está atrás e vive por um pedaço de papel, estaria o mundo mais louco que eu.... esse papel, seja ele as páginas de uma bíblia sangrenta e ao mesmo tempo confortante, do dinheiro, dos contratos da ética que é utópica criação para manter as pessoas na "linha". Seja livre e liberte-se disso, nossa fé é nosso pensamento e Deus sempre diz sim, agora assim: Que o mundo não passe fome... é diferente do que expressar a mesma vontade dizendo e sentindo: Que todos tenham comida a mesa... Nunca pense ou sinta o que você não quer, pois o "não" é inexistente quando sentimos e visualizamos o futuro se tornando presente, criamos a realidade. Não as Drogas poderia ser substituído, por Saúde sempre, ou, não aja com violência ao invés de pensar sentir e tornar real o desejo da paz de Cristo em toda humanidade seja ela em espirito ou carne, as duas se juntam na possibilidade infinita de criarmos todas as realidades que vivenciamos em nossa vida... Pensar no bem, é bem melhor! Tenha uma ótima e eterna existência! Ajude o universo d nossas emoções e que Jesus esteja com todos e todas, essa é a última frase da Bíblia no Apocalipse, então estamos sim em Jesus e Ele está em nós para dar continuidade a este Livro Sagrado nos papéis e canetas de nossa edição, pensamento e ação. Amém!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...