Páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cooperadora em Cristo sobre Angola

  Meu nome é Cecília Valente de Gouvêa, 46. Formada em História, educadora de formação e resgatada por Cristo desde meus já idos 16 anos.
     Em fevereiro de 2001, tive contato com um grupo de pessoas que iria para Angola pela primeira vez, atendendo ao convite do pastor Abias, angolano, ao cantor, músico e compositor cristão Jorge Camargo. Era um grupo formado por 18 pessoas que desejavam fazer algo por este país através da formação acadêmica, das experiências profissionais as mais variadas e do encanto por um povo que sofreu durante mais de 40 anos os horrores da guerra. Um povo que ainda sofre com os traumas físicos, emocionais, psicológicos e espirituais causados pelo ódio que move uma guerra. Um povo que sorri em meio à desgraça. Um povo amarrado pelas âncoras culturais criadas através dos anos, âncoras que tem impedido o povo angolano respirar ares novos.
     De lá para cá, foram 5 viagens durante as férias de julho. Somente em 2009 viajei no mês de outubro. Em todas essas viagens, realizadas em grupo ou sozinha, tive a cidade do Lubango, capital da Huíla, como sede dos trabalhos.
     Minhas atividades estão sempre centradas na reflexão de nossas atitudes enquanto seres sociais inseridos em uma realidade cultural e histórica específica. Indo além da reflexão, minha abordagem instiga a busca de ações autônomas para que nossas responsabilidades sociais e ecológicas movam de fato nosso cotidiano. Para os que já fizeram sua escolha por Cristo, ressalto a maior responsabilidade do cristão autêntico, visto que somos mordomos de Deus para com a Sua criação, além de sermos criados a Sua imagem e semelhança, prova maior de nossa igualdade que deve ser respeitada na História.
     Como educadora, acredito que a mudança de uma situação social está  vinculada à educação de qualidade. Portanto, invisto tempo em palestras aos educadores para melhoria da sala de aula, auxiliando adolescentes e jovens a terem prazer pelo aprendizado e assim terem melhores condições de mudar sua sorte.
     Dedico tempo também a adolescentes e jovens, incentivando ações cidadãs coerentes e altruístas, marcas de uma solidariedade e espiritualidade saudável. Sendo assim, tanto cristãos quanto não cristãos podem ser abordados com este modelo de discurso, totalmente embasado em princípios e valores cristãos.
     Parceiro constante tem sido o pastor Bernardo Chinóia, amigo mais chegado que um irmão, além da organização mundial Mocidade Para Cristo em Angola, hoje liderada por outro grande amigo Graciliano Viliengue.
     Meu sonho é estar entre o povo angolano contribuindo com a proclamação do Reino em todas as suas abordagens: espiritual, social e emocional. Para isto, abri mão de meu emprego aqui no Brasil a fim de buscar uma oportunidade em Angola. Estou aproveitando este momento da minha vida para me instrumentalizar e poder servir com excelência em Angola, se esta for a vontade do nosso Deus. 
 Cecília Valente de Gouvêa  -       ceciliaangola@uol.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...